sábado, 30 de janeiro de 2010

Vestibular: disputa do conhecimento ou disputa de quem pagou a melhor escola ?!

Booooooa Noite, gente !
Todos nós sabemos que quem quer passar em vestibular de uma escola pública hoje em dia ou tem que estudar muito ou procurar um colégio de ensino melhor, ou seja um colégio pago.
Ou seja, o Brasil um páis quase desenvolvido, um dos poucos país que não sofreu com a crise mundial, um país da petroquimica, um país que quase nao tem mais fome, um país com bolsa família.. e sem educação ? Então seria o vestibular uma peneira entre o conhecimento e quem tem dinheiro contra pessoas que não tiveram oportunidade??
Mas ai, você passa em uma universidade pública, e derrepente a situação inverte: a faculdade pública se torna a melhor, e a universidade paga se torna comum.
Será então que o governo investe mais nas universidades do que nas escolas ?
Muitas pessoas que estudam em escolas de ensino razoavel no ensino médio procuram cursinhos para prestar vestibular, porém esses são pagos.
Hoje em dia os vestibulares do Brasil dão 10 % para os negros, e 10 % para quem não estudou em colégio particular, mas que culpa esses tem ? Nenhuma!
O governo é o culpado por não dar ensino, se o governo desse ensino com qualidade para todos, ninguém teria essa preucupação! E aí sim, o vestibular seria uma seletiva
justa de quem tem mais conhecimento.
E esses 10 % aos negros ? Seria então um preconceito vindo do própio governo? Por que separa-los do restante? Como se eles fossem inferiores e precisasem de mais 10 %?
Não ! Eles não são inferiores, não são nem melhores, e nem piores que a gente! Eles são IGUAIS, nós somos IGUAIS. O racismo no Brasil já era, isso é coisa pra gente ridicula, os negros podem serem considerados melhores que a gente, isso sim! Eles venceram uma barreira que muitos nós não venceriamos que foi a do: PRECONCEITO, porém o vestibular não é a prova para quem venceu o preconceito, e sim a prova de quem tem mais ou menos conhecimentos.
A culpa é do governo ou a culpa são dos alunos que não procuram ter conhecimento? Mas, o governo não investe em mostrar pros alunos que quem estuda se da bem, o governo não investe em mostrar pro aluno a importancia de passar em uma universade paga.
Não digo só o governo, mas as prefeituras também poderiam ajudar.
Então acorda governo, e estudem molecada!
Bom, falei mt já, tô com fome já e hoje é sabádo e eu to em casa ainda. haha !
Um beijão, da Mostardinha que esta se matando pra passar em um bom vestibular. :)

2 comentários:

  1. Adoorei como vc colocou nesse texto sobre igualdade e coisa e tal, tá de parabéns !

    ResponderExcluir
  2. tá de parabens [2]

    concordo com mta coisa disso aí... essa questão de cotas e de igualdade(?) é tensa mesmo !!!

    Bruno TUP

    ResponderExcluir